Ir para conteúdo principal

Simulando fretes pelos Correios

O cálculo das remessas via Correios pode ser feito diretamente através da integração existente, via API, sem a necessidade de novas tabelas

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de 3 semanas

Os Correios possibilitam que o cálculo do valor das remessas seja efetuado via uma API, com a qual o Gestor Logístico já está integrado, e que leva em consideração o contrato e as negociações particulares de cada empresa.

Para incluir os serviços dos Correios entre os resultados das simulações feitas no Gestor Logístico, basta realizar o cadastramento de alguns parâmetros, conforme descrito a seguir.

Parâmetros para integração com a API dos Correios

Serviços (Parâmetro 1092)

Deve ser informada uma lista dos códigos dos serviços a serem incluídos na simulação, separados por vírgulas. O sistema fará um cálculo separado para cada serviço.

Os códigos de serviço dos correios são numéricos e com 5 dígitos, e serão automaticamente convertidos em operações no Gestor Logístico.

Obs: Este é o parâmetro que define se o sistema deve ou não utilizar a API dos correios para o cálculo das remessas no processo de simulação.

A lista dos serviços previstos no seu contrato com os correios pode ser obtida acessando a conta da sua empresa, em https://empresas.correios.com.br:

Ex.: Para efetuar o cálculo utilizando os serviços SEDEX CONTRATO AG e PAC CONTRATO AG, o valor do parâmetro deverá ser 03220,03298.

Após efetuar o cadastro deste parâmetro, os serviços informados serão exibidos nas listas de operações do sistema:

Usuário (Parâmetro 1093)

É o código de usuário a ser utilizado nas chamadas à API (e não o seu código de usuário para acesso ao site dos correios).

O valor default para este parâmetro é logictica1., e não deve ser alterado exceto se houver orientação específica para isso.

Chave de Acesso (Parâmetro 1094)

É a chave fornecida pelos Correios para uso da API, formada por caracteres e números.

Número do contrato (Parâmetro 1095)

É o número do contrato, com 10 dígitos, entre sua empresa e os Correios, que vai identificar a negociação específica feita para as remessas.

Caso este número não seja informado, o sistema dos Correios irá retornar o cálculo pela tabela padrão dos Correios.

DR - Unidade Gestora (Parâmetro 1096)

Código da unidade gestora do contrato nos Correios, com 2 dígitos.

Cartão de Postagem (Parâmetro 1097)

Número do cartão de postagem a ser utilizado para as remessas, que já deve existir e estar associado ao contrato.

Fazendo a simulação

O processo de simulação segue o mesmo procedimento das demais transportadoras, e o valor do frete dos correios será listado para cada um dos serviços aplicáveis, juntamente com o cálculo das demais transportadoras.

Isto respondeu à sua pergunta?