Ir para conteúdo principal
Importando os CTes

Como enviar os dados dos CTes para que sejam processados pelo Gestor Logístico

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

O Gestor Logístico (GL) dispõe de vários canais através dos quais os CTes podem ser importados automaticamente, sem nenhuma intervenção manual, entre eles via e-mail, SFTP, ou o Portal Nacional do CT-e.

Porém, pode ocorrer de nenhuma dessas opções ainda ter sido implantada para sua transportadora, ou estar ainda em fase de implantação, mas isso não é razão para deixar de enviar seus CTes para o GL. A falta de envio dos CTes pode gerar atrasos no processo de conferência dos dados, problemas no registro das entregas, e até acabar impactando o pagamento das faturas da transportadora.

O processo é bastante simples: Basta acessar a página de CTes da sua transportadora, clicar em IMPORTAR, e arrastar o arquivo XML dos CTes que deseja importar:

Obs: Os arquivos a serem importados devem ter a extensão .xml, e não podem estar compactados.

Os arquivos são processados imediatamente, e caso o sistema identifique alguma inconsistência ou erro no formato dos arquivos, eles serão exibidos logo abaixo, no resultado da importação. Porém, a conferência do conteúdo dos CTes (valores, etc) será feita em um momento posterior. Você pode acompanhar o resultado dessa conferência acessando a página de Auditoria de Fretes.

Isto respondeu à sua pergunta?