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Auditoria dos fretes

Visão geral do processo de conferência dos fretes

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que em qualquer processo, automatizado ou não, erros eventualmente podem ocorrer. E é para detectá-los e corrigi-los o mais brevemente possível que temos o módulo de auditoria dos fretes.

Trata-se basicamente de uma dupla checagem em todos os cálculos de todos os fretes. O primeiro cálculo é feito pela transportadora, com base no contrato negociado com o seu cliente, no momento em que faz a emissão do CT-e (ou qualquer que seja o Documento de Transporte utilizado).

Do outro lado, o cliente (embarcador) refaz os mesmos cálculos, com base nas mesmas negociações, e portanto espera-se que chegue ao mesmo resultado. 😉

O módulo de auditoria dos fretes então compara os valores calculados para cada um dos componentes de cada um dos conhecimentos com os que constam do Documento de Transporte (CT-e) emitido pela transportadora. Se todos os valores do conhecimento batem, então ele é automaticamente liberado para faturamento.

Porém, se existir qualquer divergência, ela é apontada e deve ser analisada pela transportadora. Espera-se que essas divergências sejam solucionadas antes que a fatura que contém este conhecimento possa ser liberada para pagamento.

Isso garante total transparência em todo o processo, e uma segurança muito maior para ambos os lados. 👍

Analisando o resultado da auditoria

O fluxo abaixo ilustra este processo e as situações possíveis para cada conhecimento:

O "painel de auditoria" do Gestor Logístico exibe um resumo deste processo. Através deste painel você conseguirá visualizar rapidamente quantos CTes encontram-se em cada uma das situações previstas:

Lembre-se que nós chamamos de "DT" (Documento de Transporte) o documento fiscal emitido pela transportadora para formalizar a operação, normalmente o CT-e.

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