Ir para conteúdo principal
Registrando imagens dos comprovantes

Como enviar imagens dos comprovantes de entrega para que possam ser visualizadas pelos clientes

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

O Gestor Logístico permite que as imagens dos comprovantes de entrega, com a assinatura da pessoa que recebeu as mercadorias, fiquem arquivadas para consulta por até 5 anos após a realização da entrega.

A consulta pode ser feita através da nota fiscal (Ordem de Transporte) ou do conhecimento (CTe) com o qual a nota foi entregue.

Antes de efetuar o registro, é necessário que a imagem do comprovante seja digitalizada (escaneada), e seja gerado um arquivo no formato .jpeg, .png, ou .pdf. É este arquivo que precisa ser enviado para o sistema e associado à nota fiscal.

Exemplos de imagens de comprovantes de entrega

Existem 2 formas para se realizar o upload dos arquivos com as imagens, conforme descrito a seguir:

Registrando as imagens individualmente

Você pode realizar o upload de um arquivo de comprovante de cada vez, associando-o diretamente à nota fiscal ou conhecimento. Apesar de mais simples, esse processo pode ser bastante trabalhoso, e portanto só é indicado para pequenos volumes. Se a quantidade de comprovantes a serem registrados for maior, recomendamos efetuar o registro dos comprovantes em lotes.

Para registrar o comprovante de uma nota fiscal, vá até a página de Ordens de Transporte, pesquise pela nota fiscal desejada, e clique sobre o número da OT para visualizar os dados da OT.

Role até o final da página, na área de Eventos e Ocorrências, e clique no botão + para adicionar uma nova ocorrência. Selecione o tipo de ocorrência "Comprovante de entrega registrado" (*), preencha a data / hora da entrega, e arraste o arquivo contendo a imagem para a área de anexos.

Pronto, feito isso a imagem já vai aparecer, abaixo dos eventos, na próxima vez que você consultar esta nota fiscal.

(*) O nome da ocorrência pode variar, dependendo da forma como está cadastrada para sua empresa. Caso tenha alguma dúvida, vá no cadastro dos tipos de ocorrência e procure o tipo cuja "ação" selecionada seja Registro da imagem do comprovante de entrega. É esta a ocorrência que você deverá utilizar. Caso ela não exista, você pode cadastrar um novo tipo, com a descrição que desejar, desde que a "ação" seja esta descrita acima.

Registrando as imagens em lotes

Uma outra forma, mais indicada quando a quantidade de comprovantes a ser registrada é um pouco maior, é o envio em lotes, através de e-mail ou SFTP. Para isso, é necessário alguma configuração tanto do sistema que irá enviar as imagens, quanto do Gestor Logístico.

Funciona assim: O sistema de origem (o que vai enviar as imagens) deve ser capaz de gerar os arquivos com a nomenclatura abaixo, e enviá-los para o GL automaticamente, via e-mail ou SFTP.

Composição do nome dos arquivos: 

tttttttttttttt-eeeeeeeeeeeeee-nnnnnnnnn-sss-dddddddd-hhhhhh.ext

onde:
tttttttttttttt: CNPJ da transportadora que realizou a entrega (opcional);
eeeeeeeeeeeeee: CNPJ do emitente (embarcador);
nnnnnnnnn: Número da nota fiscal;
sss: Série da nota fiscal;
dddddddd: Data da entrega (aaaammdd) (opcional);
hhhhhh: Hora da entrega (hhmmss) (opcional);
ext: Extensão jpeg, png ou pdf.

Dessa forma, quando o GL receber cada arquivo, será capaz de identificar a qual nota ele se refere, e assim fazer a associação automaticamente, sem nenhuma interferência humana.

Para começar a utilizar esta funcionalidade, basta solicitar à Tecnovia a configuração da conta de e-mail ou SFTP que será utilizada, e em seguida o sistema já poderá começar a receber os comprovantes.

Visualizando os comprovantes

Uma vez registradas e associadas à uma nota fiscal, as imagens dos comprovantes serão exibidas sempre que a nota fiscal for consultada, na parte inferior da página de detalhes da Ordem de Transporte:

Isto respondeu à sua pergunta?