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Como cadastrar uma nova ocorrência

Nesse artigo você vai aprender a incluir uma nova ocorrência quando for preciso

Jefferson Silva avatar
Escrito por Jefferson Silva
Atualizado há mais de uma semana

Olá seja bem vindo(a) a mais esse artigo, hoje rapidamente você via aprender a cadastrar uma ocorrência.


Mas o que é uma ocorrência?

São as várias situações que podem acontecer ao longo do processo de coleta ou entrega, por exemplo, transporte iniciado, falta de tempo hábil e muitas outras, na verdade, quando houver qualquer situação que necessite de registro, você irá informar uma ocorrência.

Como cadastrar uma ocorrência

Acesse o Gestor Logístico, opção, operações - ocorrências - tipos, caso ainda não tenha acesso, acesse esse artigo e converse com seu superior.

Clique no botão NOVO

Preencha os seguintes campos:

  • Descrição : Coloque a informação que deseja, veja os exemplos já cadastrados no Gestor Logístico.

  • Código: Informe um número que identifique a descrição, na verdade é essa informações que será recebida das transportadoras e associada a nota fiscal, por padrão a Gestor Logístico já vai uma uma lista que contém código e descrição.

  • Documentos : o principal são as ordens de transporte, os demais só preencha se realmente tiver necessidade e em caso de dúvidas, fale com nosso suporte.

  • ação: não é um item obrigatório, basicamente determinará o que o Gestor Logístico fará quando você selecionar a ocorrência correspondente, se for apenas informativa, não irá requerer numa ação, portanto, não precisa informar nada, as mais utilizadas são "efetiva a coleta" , "efetiva a entrega" , são finalizadoras, colocarão data quando a ocorrência for selecionada, por padrão, o Gestor Logístico já vai com ocorrências finalizadoras, só crie se realmente precisar.

A partir daqui, os demais parâmetros não são obrigatórios, portanto só habilite se for necessário, caso não seja, clique no botão salvar para concluir o cadastro da ocorrência.

Gerar faturamento complementar automaticamente

Não se trata de um item obrigatório, mas é preciso entender seu conceito e aplicação.

Esse item deve ser utilizado quando a ocorrência em que for ativado, gere um tipo de despesa complementar automaticamente.

Na prática, se você tiver uma ocorrência com a descrição "Reentrega" e habilitar esse parâmetro, sempre que uma transportadora registrar essa ocorrência a uma nota fiscal, o Gestor Logístico irá gerar uma despesa complementar que ficará aguardando uma validação.

Por esse motivo, utilize com bastante critério, somente habilite essa opção para ocorrências que de fato gerem despesas complementares e alinhe com as transportadoras, dessa forma você terá uma geração automática e organizada.

Entendo o conceito e a aplicação de cada opção

Tipo de faturamento complementar : selecione o tipo que irá corresponder a despesa, por exemplo, reentrega, devolução, etc, esse cadastro já deverá ter sido feito previamente.

Operação do FC (Faturamento Complementar) : essa operação deverá ser escolhida corretamente.

Tratamento para os campos expedidor e recebedor :

Você terá três opções, entenda cada uma delas antes de selecionar.

1) Inverter expedidor/recebedor do trecho original : só selecione essa opção se o tipo de despesa a ser gerada for de devolução, porque o Gestor Logístico ao receber a ocorrência com essa opção configurada, irá gerar um pré-dt (despesa complementar) invertendo expedidor e recebedor para aguardar a emissão do conhecimento por parte da transportadora da mesma forma.

2) Não preencher expedidor / recebedor: selecione essa opção quando o tipo de despesa complementar não for reentrega ou devolução.

3) Utilizar expedidor / recebedor do trecho original: utilize essa opção para o caso da despesa gerada, seja do tipo reentrega.

Vamos deixar aqui uma sugestão, padronize, cadastre apenas uma ocorrência de reentrega e habilite a opção 2, faça o mesmo com a ocorrência de devolução e associe a opção 1, essas são mais recorrentes.

Quanto as demais despesas, o ideal é cadastrar uma ocorrência para cada, exemplo, ajudante, paletização, etc, assim, fica fácil de fazer a identificação posteriormente, mas não se esqueça de alinhar com as transportadoras.

Em caso de dúvidas, fale conosco pelo chat, ou suporte@tecnovia.com.br

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