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Solicitando melhorias para o Gestor Logístico
Solicitando melhorias para o Gestor Logístico

Como funciona o processo de desenvolvimento de melhorias e novas funcionalidades

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

O mundo da logística não pára um minuto, e tampouco o da Tecnologia da Informação. Somos diariamente bombardeados com alterações nos nossos processos operacionais, na legislação, nos recursos e possibilidades dos equipamentos que utilizamos, internet, nos softwares, etc, etc. 🥵

Precisamos sempre nos adaptar e responder rapidamente a essas evoluções, tanto para fazer frente a nossos concorrentes, ou para desfrutar de benefícios e oportunidades que essa evolução proporciona. Ou muitas vezes até mesmo apenas para manter nosso negócio funcionando.

Nesse cenário, e tendo sempre como principal objetivo manter o Gestor Logístico como a melhor solução do mercado para a gestão dos processos logísticos, a Tecnovia investe constantemente no desenvolvimento e melhorias no produto, tanto do ponto de vista tecnológico quanto funcional. Todos os meses liberamos no mínimo uma nova versão do GL, sempre com alguma novidade.

Mas isso nos trás alguns grandes desafios:

  • Como selecionar, entre as inúmeras ideias que recebemos dos nossos clientes e colaboradores, quais valem a pena ser implementadas? ✅

  • Entre as que serão implementadas, quais devemos desenvolver primeiro? ✨

  • Como manter a compatibilidade das novas funcionalidades com as já existentes? ⚙️

  • Como gerar um mínimo de impacto no dia-a-dia dos usuários, de forma a entregar melhorias mas sem atrapalhar seu trabalho cotidiano? 💥

  • Como entregar o máximo de benefícios sem nenhum custo extra para os clientes? 💰

Claro que isso tudo "é problema da Tecnovia", e não dos clientes. Mas queremos aqui explicar um pouco como funciona esse processo, quais são nossos critérios, e como os clientes podem contribuir da melhor forma para a evolução do produto, e como tirar o máximo proveito disso.

Sugerindo melhorias

Vamos começar pelo começo: Ninguém melhor para saber o que pode ser melhorado no produto do que nossos usuários, que estão diariamente, ao longo do dia todo, interagindo com o sistema. 🙌

Temos certeza que inúmeras ideias de melhoria surgem a cada momento, mas possivelmente muitas acabam "se perdendo" por não acharem um canal adequado para chegar a quem precisam.

É para isso que criamos alguns mecanismos que os clientes podem utilizar para nos enviar essas ideias e sugestões. O mais simples é simplesmente nos enviar um e-mail, e temos um endereço específico para receber essas sugestões: ideias@gestorlogistico.com.br.

Este é o caminho mais indicado, pois nos permite analisar com calma, e fora do dia-a-dia, todas as novas ideias que chegam às nossas mãos. E para ter certeza de que entendemos corretamente o que você está solicitando, temos algumas dicas das informações que são importantes constar deste e-mail:

Descrição da ideia 💡

Explicar, com o máximo de detalhes possível, no que consiste sua ideia. Pode ser um novo relatório, um novo gráfico, uma nova página, um novo processo, ou também alterações nas páginas, relatórios, processos já existentes. Podem também ser sugestões que não alterem o conteúdo, mas tornem o sistema mais simples ou fácil de utilizar.

Tente ser o mais claro e objetivo possível, juntando imagens, prints, ou documentos, além de exemplos, sempre que necessário.

Qual é o "problema" que a ideia resolve 🔥

Este é talvez o ponto mais importante da sua sugestão. É muito comum que os usuários nos enviem apenas "a solução", mas se esquecem de dizer "qual o problema" que estão querendo resolver.

E às vezes essa solução não é a mais adequada para a maioria dos usuários, mas o problema que ela resolve é comum à todos. Saber exatamente qual é o problema, qual é o objetivo da ideia sendo apresentada, o que ela resolve, permite ao nosso time analisar a sugestão com muito mais contexto, inclusive comparando com outras ideias que tenham o mesmo objetivo e visem resolver o mesmo problema.

O resultado disso é que geralmente as ideias dos muitos usuários acabem se somando, e o resultado seja possivelmente até melhor do que a sugestão inicial.

De que forma o problema é contornado hoje 🥷

Conte-nos se você consegue, e de que forma, contornar a ausência ou deficiência na funcionalidade que você está sugerindo. Por exemplo, talvez você precise juntar informações de páginas distintas em uma planilha excel para chegar ao resultado esperado. É importante para nós sabermos como você resolve o problema com as ferramentas que estão disponíveis no momento, se é que isso é possível.

Benefícios, ou resultados esperados 🎉

O que você espera obter caso sua sugestão seja implementada? Quais resultados você espera colher?

O ideal aqui é que, se possível, tenhamos uma ideia objetiva dos resultados esperados, com números. Por exemplo: "Reduzir de 30 para 10 minutos em média o tempo que gastamos para liberar uma carga".

Criticidade (ou importância) 🌡️

Nossa sugestão é que você indique a importância que sua sugestão tem para você também de forma objetiva, usando para isso um dos níveis de criticidade abaixo:

  • Útil: A melhoria seria útil, ajudaria no dia-a-dia, melhoraria o processo;

  • Importante: A melhoria resolveria um grande problema, ou traria um grande benefício;

  • Crítico: A melhoria é essencial para o seu trabalho, sem ela é praticamente impossível realizar o trabalho que você precisa realizar utilizando o Gestor Logístico.

Todas as ideias serão implementadas?

Todas as ideias e sugestões que nos são enviadas são cuidadosamente analisadas pelo nosso time de desenvolvimento do produto, mas infelizmente nem todas serão implementadas em algum momento. 🥹

Isso ocorre porque todo produto precisa necessariamente ter alguns limites, o que chamamos escopo do produto.

Isso é necessário porque, em nossa opinião, se tentarmos "abraçar o mundo", acabamos não fazendo nada bem feito! Ou, na melhor das hipóteses, tratamos tudo de forma "superficial".

Vamos dar um exemplo para tentar deixar isso mais claro: É fácil imaginar que alguns usuários possam desejar tratar no GL os dados relativos à manutenção dos seus veículos, enquanto outros podem querer controlar os saldos das contas bancárias da empresa. É claro que tudo isso seria possível de ser desenvolvido, mas estaríamos desviando nossa atenção e recursos para essas áreas, e portanto deixando de focar em pontos que são inerentes ao nosso objetivo, que é a gestão logística.

Os exemplos acima são mais grosseiros e fáceis de entender, mas a missão do nosso time de produto, em separar o que é importante para a maioria dos usuários daquilo que é específico para determinadas situações (e portanto não agrega valor aos demais), não é uma tarefa simples.

Nosso desejo seria atender todos os anceios de todos os usuários, mas infelizmente precisamos ser criteriosos e priorizar sempre o que trará mais benefícios para a maioria da comunidade de usuários.

O ROADMAP do Gestor Logístico 🗺️

Uma vez que uma ideia é aceita, ou que pelo menos passa a ser "considerada" para desenvolvimento, ela entra para o que chamamos de roadmap do nosso produto.

O Roadmap de um produto é semelhante a um mapa rodoviário mesmo: Ele indica o caminho, a direção para onde o produto vai evoluir no futuro. E como o Gestor Logístico está em constante evolução, este mapa também está constantemente sendo atualizado.

Uma visão "macro" desse roadmap, que permite a nossos clientes entender o rumo que estamos visualizando para o produto, pode ser visualizada aqui (dica: nessa página você também pode votar e dar novas sugestões nas ideias já cadastradas).

Observe que esse nosso "mapa" não entra em detalhes das coisas que serão implementadas. Isso porque muitas vezes elas não estão nem totalmente definidas quando entram no nosso roadmap. Pelo contrário, enquanto as ideias estão nessa fase, é possível inclusive que os usuários contribuam, dando novas ideias e sugestões dentro de cada assunto que está planejado.

Além disso, não existem ali datas definidas para a conclusão dos desenvolvimentos, inclusive porque tudo ali ainda está sujeito a receber mais melhorias. Mas ele dá sim um horizonte para quando as melhorias estarão disponíveis.

Perceba que, apesar de não ter datas precisas de implantação, esse documento serve para você saber o que esperar do futuro do Gestor Logístico, e também nos ajudar a construir esse futuro com suas sugestões.

Ele também vai ajudar a você entender porque eventualmente "aquela sua sugestão está demorando tando para ser atendida". Lembre-se que estamos falando de um sistema que é usado por muitas empresas e usuários, e nosso principal critério de priorização é trazer mais rapidamente os maiores benefícios para a maioria dos usuários.

Outro ponto a ser observado é que nem todas as ideias que recebemos entram imediatamente nesse roadmap. Em geral elas demandam um tempo de análise, discussão e amadurecimento, antes de serem incorporadas ao roadmap público. Mas ainda assim, todas as ideias que nos são enviadas recebem um feedback da nossa equipe.

Conclusões e ressalvas

É importante frisarmos que aqui estamos tratando de ideias, e portanto "o céu é o limite" 😉.

Nenhuma ideia é "maluca demais", "grande demais", nem "burra demais". Coisas que talvez não façam nenhum sentido para alguns usuários, podem ser de grande ajuda para outros. E portanto não existe nenhum limite para o que você vai sugerir.

Nós nunca vamos julgar ou cobrar ninguém pelas sugestões que nos forem encaminhadas, pelo contrário, seremos muito gratos por qualquer nova (ou não tão nova) ideia, quer ela seja implementada ou não.

Fique tranquilo também que as ideias que você enviar não representam nenhum compromisso seu ou da sua empresa, e também não consideramos que suas opiniões representam as opiniões da sua empresa. Tratamos tudo apenas como "ideias e sugestões", e a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e implementação será sempre, em última análise, da Tecnovia.

Considere também que, caso sua sugestão seja aceita e desenvolvida, isso não vai gerar nenhum custo extra para sua empresa. Encaramos isso como uma parceria, ou seja, a Tecnovia vai selecionar as ideias que mais contribuam para a evolução do produto, investir no seu desenvolvimento, e todos os clientes e usuários vão se beneficiar disso, sem custos adicionais. O que estamos tratando aqui é diferente dos projetos de customização, que em alguns (raros) casos são necessários para alguns clientes, mas são tratados por equipes distintas e possuem prazos e custos negociados separadamente.

Mas aí entra "o outro lado": É nossa responsabilidade, como dissemos acima, fazer que as novidades atendam da melhor forma a maioria dos nossos usuários. Portanto, vai caber aos nossos gestores de desenvolvimento do produto decidir, com base em critérios exclusivamente técnicos, quais ideias serão implementadas, como serão implementadas, e em que prazo serão implementadas.

Ou seja, pode ser que você nos mande uma excelente ideia, mas que não esteja alinhada com o objetivo do nosso produto, ou que tenha um custo excessivamente elevado para implementação, ou ainda que não tenha a maior prioridade entre as demais.

Mas uma coisa nós lhe garantimos: Todas as ideias vão passar por uma análise cuidadosa da nossa equipe, que eventualmente poderá inclusive interagir com você para esclarecer suas dúvidas, e terão um retorno nosso sobre o encaminhamento que está sendo dado. Além disso, mesmo que não sejam implementadas de imediato, todas as ideias alinhadas com o objetivo do produto ficam registradas no nosso backlog, para uma possível implementação futura.

💡 Boas ideias !💡

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