Ir para conteúdo principal
Todas as coleçõesDocumentos de Transporte
Tolerâncias na auditoria dos fretes
Tolerâncias na auditoria dos fretes

Como evitar que pequenas divergências, como diferenças de arredondamento, invalidem os documentos na auditoria

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

O processo de auditoria dos fretes consiste em comparar, de forma automática, todos os componentes dos CTes emitidos pela transportadora com os valores de referência calculados pelo embarcador.

Alguma vezes, porém, pequenas diferenças são "aceitáveis", e podem ser ignoradas com segurança. Para que esses casos sejam tratados automaticamente pelo Gestor Logístico, evitando que alguém precise analisar um determinado CTe só para constatar que existe uma diferença de, por exemplo, 1 centavo no valor do frete, é que existe o conceito de tolerâncias.

Como funciona

Normalmente, cada componente do CTe precisa bater exatamente com o valor esperado, e caso isso não ocorra o sistema irá exibir em vermelho a linha do componente na página da auditoria, e o CTe ficará com a situação com divergência.

Para os componentes que tiverem tolerâncias configuradas, entretanto, isso não vai ocorrer (desde que a diferença fique dentro da margem de tolerância, obviamente). Neste caso, não será exibida nenhuma divergência para o componente, e ao invés disso será exibida uma observação abaixo dos componentes, no item Tolerâncias consideradas.

Exemplo

Veja o exemplo acima, onde foram aplicadas 3 tolerâncias para este CTe:

  1. Diferenças inferiores a 0,5% no valor do seguro;

  2. O fato da transportadora XPTO não indicar no CTe o valor cobrado de ICMS não impede que o CTe seja validado;

  3. Para a operação lotação, este embarcador não exige a conferência da quantidade de volumes.

Observe que esses critérios são totalmente customizáveis, podendo variar, a critério do embarcador, em função da transportadora, ou da operação, ou do componente a ser auditado.

Além disso, cada tolerância é independente e não afeta as demais. Neste nosso exemplo, o fato da transportadora não indicar a cobrança do ICMS, que foi ignorado por causa da tolerância 2, não justifica a divergência no valor total do frete, e por isso o sistema apontou uma inconformidade nesse item.

Como configurar as tolerâncias

Conforme vimos acima, as margens de tolerância são totalmente customizáveis, e podem ser indicadas em valores absolutos (por exemplo, até R$ 1,00), ou em percentual. Também é possível ignorar totalmente as divergências que forem apresentadas em alguns componentes específicos.

Esses critérios devem ser definidos durante a implantação do GL, e serão configurados pela equipe de implantação.

Isto respondeu à sua pergunta?