Ir para conteúdo principal
Todas as coleçõesIntegrações
Importando NFes de INBOUND
Importando NFes de INBOUND

Como importar automaticamente as NFes emitidas pelos seus fornecedores

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

Talvez você já esteja acostumado a importar as notas fiscais emitidas pela sua empresa e fazer todo o controle da sua operação de outbound no Gestor Logístico. Mas você sabia que controlar suas operações de inbound é talvez até mais simples?

Apesar de, no caso do inbound, as notas fiscais normalmente serem emitidas pelos seus fornecedores, elas também podem ser importadas automaticamente. Isso pode ser feito de forma similar às notas de outbound, quando seus fornecedores lhe enviam os XMLs das notas, mas também podem ser importadas a partir dos servidores da SEFAZ.

Em que situações você vai precisar dessas notas?

Se é a sua empresa que contrata as transportadoras que coletam as mercadorias nos seus fornecedores, então você provavelmente vai querer controlar o frete que é pago à elas (FOB), e também monitorar os serviços prestados.

Essa é a principal situação em que você vai precisar das notas dos produtos que sua empresa comprou. Em tese, seus fornecedores devem lhe enviar essas notas, mas isso nem sempre ocorre, ou pelo menos nem sempre é fácil de controlar.

Nestes casos, o mais fácil é deixar o assunto com o Gestor Logístico.

Como isso funciona?

Para que o Gestor Logístico possa ter acesso às notas fiscais que terceiros emitiram contra o CNPJ da sua empresa, é preciso que você registre o certificado digital. É ele que serve como autorização para que os dados da sua empresa sejam acessados na SEFAZ.

Com isso, o GL vai periodicamente acessar a SEFAZ e buscar todas as suas notas fiscais. E pronto, você não vai precisar fazer mais nada, todas as notas vão aparecer no sistema e estarão disponíveis para seus controles e relatórios.

Além disso, com o certificado digital, o GL também vai conseguir recuperar todos os CTes emitidos por todas as transportadoras na qual sua empresa foi a contratante do serviço. E dessa forma todos os documentos necessários para a auditoria e a gestão dos fretes já estarão registrados no Gestor Logístico, sem nenhuma interação manual.

Isso serve também para o Outbound?

No que se refere aos CTes das transportadoras, sim, o sistema consegue recuperá-los automaticamente, da mesma forma.

Porém, para as notas fiscais emitidas pela sua empresa, a SEFAZ não permite que utilizemos este caminho. Isso até seria um grande facilitador, mas a restrição imposta pela SEFAZ faz todo sentido quando pensamos em otimizar os recursos computacionais. Seria um desperdício desses recursos sua empresa enviar os dados das NFes emitidas para a SEFAZ para depois ir novamente recuperá-los, mesmo que em sistemas distintos. Faz muito mais sentido que essa troca de informações ocorra dentro da sua empresa, sem envolver a SEFAZ.

Alguns cuidados a serem tomados

O único cuidado que é preciso ter é verificar se já existe na sua empresa algum outro sistema que efetue esse mesmo processo de recebimento das notas fiscais na SEFAZ. Se existir, então o caminho é fazer com que este sistema compartilhe com o Gestor Logístico as notas recebidas. Isso porque não é possível ter mais de um sistema recebendo as notas fiscais com o mesmo certificado digital, visto que as notas que forem recebidas por um dos sistemas não ficarão mais disponíveis para serem recebidas pelo outro.

Veja também:

Isto respondeu à sua pergunta?