Ir para conteúdo principal
Todas as coleçõesDocumentos de Transporte
Como analisar divergências no frete
Como analisar divergências no frete

Nesse artigo você vai aprender a analisar os vários motivos que podem gerar divergências no frete

Jefferson Silva avatar
Escrito por Jefferson Silva
Atualizado há mais de uma semana

Olá seja bem vindo(a) a mais esse artigo, hoje você vai aprender de forma simples e objetiva, como analisar divergência no frete apontadas pelo Gestor Logístico.

O que são divergências no frete ?

É o resultado de uma análise automática feita pela plataforma Gestor Logístico, na prática, ele recebe o conhecimento automaticamente , checa diversas situações sempre com base no contrato ou tabela negociada entre a transportadora e embarcador.

Alguns exemplos dessa análise, são nome das taxas, critérios de cálculo e os valores negociados, além disso, agrupamento das notas, alíquota e cálculo do imposto, tudo automaticamente.

Então, são esses os pontos que você vai aprender a analisar em nossa plataforma.

Por onde começar

O primeiro passo é que a você já esteja cadastrado no gestor logístico , dessa forma, ao estar logado(a) , poderá checar todas as divergências apontadas.

Caso não tenha um usuário ainda, entre em contato com o embarcador.

Passos para analisar divergências

O primeiro passo é acessar o painel de auditoria clicando nas opções transportadoras - auditoria dos fretes

É possível observar a existência de diversas colunas que serão tratadas em outros artigos, para esse, considere analisar apenas a opção "Dts com divergência aguardando tratamento", é só clicar sobre o número destacado em azul.

Agora você será direcionado para o relatório dos documentos de transporte, por ele, você terá acesso aos documentos com divergência.

A primeira coluna destacada, demonstra o número do conhecimento emitido pela transportadora, a segunda exibe a(s) nota(s) agrupada(s).

Na parte superior você encontrará diversos filtros que poderão ser utilizados, mas atenção, se for uma transportadora logada, não terá a opção de mudar as opções "transportadora (filial) e Transportadora (grupos)

Clique no documento desejado para ver os detalhes das divergências apontadas pelo Gestor Logístico.

Ao acessar os detalhes, desça a tela até chegar no item Auditoria do frete.

O primeiro olhar deve ser voltado para os pontos destacados pela aplicação, isso significa que houve divergência.

Como mencionado anteriormente, os pontos de divergência podem ser diversos, a seguir, vamos explicar de forma simples e objetiva, como identificar cada um.

Entendendo os tipos de divergência

1) Divergência de valores causado pela diferença dos pesos

Observe o lado esquerdo da figura abaixo, para cada taxa, haverá um valor calculado com base na tabela negociada com a transportadora, já ao lado direito, será exibido o valor informado no conhecimento da transportadora, se forem diferentes como ilustra a figura, algumas ações deverão ser tomadas pela transportadora.

Os motivos que influenciam no cálculo são diversos, porém, existem alguns mais frequentes, por exemplo, divergência no peso, se a divergência for no frete peso e o valor da transportadora for maior, veja se o peso aferido está maior, caso seja isso, todas as taxas que dependem do peso estarão com valores divergentes.

No exemplo abaixo, o peso do embarcador foi 49 kilos, já o aferido pela transportadora 53 kilos, observe que justamente a taxa excedente peso apresentou divergência no cálculo e consequentemente, o valo total.

2) Divergência causada pela diferença no cálculo do icms

Outro ponto que pode resultar em divergência é o cálculo do icms, veja o exemplo na imagem abaixo, todas as taxas, inclusive o valor total do frete conferem, porém os valores de icms não.

3) Divergências causadas pela falta de cálculo do lado do embarcador

Neste exemplo você pode verificar que 100% das taxas tiveram seus valores divergentes, porém do lado esquerdo ou seja, tabela cadastrada no Gestor Logístico, ficou tudo zerado o que só pode acontecer em duas situações:

3.1) A tabela cadastrada no embarcador, está desatualizada e precisa passar por um ajuste

3.2) Esse transporte em particular passou por uma negociação que ficou fora da tabela, tipo um acordo combinado.

4) Divergências causas pelo problemas no agrupamento das notas

O agrupamento das notas fiscais também é objeto da auditoria, isso porque se houver uma negociação que considere uma taxa cobrando valor fixo por conhecimento emitido, impactará diretamente o cálculo do frete.

Veja o exemplo abaixo, do lado esquerdo, o embarcador espera que a transportadora gere um conhecimento com três notas agrupadas, no entanto, o conhecimento gerado pela transportadora agrupou apenas uma das três notas.

Na prática, significa que a transportadora poderá gerar outro conhecimento com as outras duas notas agrupadas ou ainda, dois conhecimentos, uma para cada nota.

O que fazer depois que analisar uma divergência e chegar a uma conclusão

Até aqui você aprendeu a analisar pelo menos 4 tipos de divergências, em todas elas, é preciso justificar, explicar o que houve para que o embarcado seja notificado e tome a ação necessária.

Aprenda como fazer uma justificativa acessando esse artigo.

Isto respondeu à sua pergunta?