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Importando pedidos via API
Importando pedidos via API

Veja como criar as OTs a partir dos pedidos, antes mesmo da geração das NFes

Ricardo Ardito avatar
Escrito por Ricardo Ardito
Atualizado há mais de uma semana

Na maioria dos casos, as Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) são a fonte principal de dados para a criação das Ordens de Transporte (OTs), que são os objetos mais importantes para todas as análises que serão feitas pelo Gestor Logístico. Este artigo explica em detalhes como fazer a importação das NFes via API.

Porém, em algumas situações, é desejável fazer a criação da OT no Gestor Logístico antes mesmo da emissão da NFe. É o caso, por exemplo, de quando desejamos fazer a composição das cargas e/ou roteirização, para só então gerar as NFes.

Temos algumas opções para a criação dos pedidos no GL:

  • Digitação manual: Se o volume de pedidos for pequeno, é possível cadastrá-los manualmente, diretamente na página de Ordens de Transporte;

  • Importação de planilha: É talvez a opção mais simples, basta preencher uma planilha com os dados básicos dos pedidos, e importá-la no sistema (também a partir da página de Ordens de Transporte). Veja aqui o layout da planilha a ser preenchida.

  • Para uma integração mais robusta e automatizada, a melhor alternativa é o envio via API, que é o que descreveremos abaixo.

Passo 1: Entendendo o formato da API

Este artigo explica os princípios básicos para utilização da API do GL, como formato dos dados, forma de autenticação, e URLs para acesso. Comece por ele!

Passo 2: Obtendo um usuário e senha para acesso

Obviamente, o acesso à API somente será autorizado se você possuir as "credenciais" que provem que você (ou melhor, neste caso a sua aplicação), possui os direitos necessários para registrar um pedido no sistema. E para isso você vai precisar ter um usuário cadastrado no sistema com os direitos necessários. Se tiver qualquer dúvida em como cadastrar este usuário, basta enviar um e-mail para o nosso time de suporte, ou com o consultor que atende sua empresa, e eles podem fazer isso por você.

Passo 3: Entendendo o serviço

Para cada pedido a ser enviado, sua aplicação precisará fazer um POST para o endpoint /daots (DAOT é a abreviação de "Documento Associado à Ordem de Transporte").

O corpo do request a ser enviado (payload) deve ter o seguinte formato:

{
"tipo": 1,
"emitente": {
"cpfCnpj": {
"tipoPessoa": 2,
"numero": 01234567000099
},
"nome": "INDUSTRIA EMITENTE LTDA",
"nomeFantasia": "EMITENTE",
"endereco": {
"logradouro": "RUA XPTO",
"numero": 104,
"complemento": "SALA 1042",
"bairro": "PARQUE DO EMITENTE",
"localidade": {
"nome": "SAO PAULO",
"uf": {
"sigla": "SP"
}
},
"cep": 12345678
},
"inscricaoEstadual": "847309874-Z",
"inscricaoMunicipal": 2346143,
"email": "expedicao@emitente.com.br",
"contribuinte": true,
"optanteSimples": false
},
"destinatario": {
"cpfCnpj": {
"tipoPessoa": 1,
"numero": 98765432199
},
"nome": "MARIA DA SILVA",
"nomeFantasia": null,
"endereco": {
"logradouro": "AV DO DESTINATARIO",
"numero": 555,
"complemento": null,
"bairro": "CENTRO",
"localidade": {
"nome": "CURITIBA",
"uf": {
"sigla": "PR"
}
},
"cep": 87654321
},
"inscricaoEstadual": "ISENTO",
"inscricaoMunicipal": "ISENTO",
"email": null,
"contribuinte": false,
"optanteSimples": false
},
"serie": 1,
"numero": 404305,
"emissao": "2023-04-04T00:00:00-00:00",
"referencia": "K-324-54587-WP",
"tipoMercadoria": "DIVERSOS",
"tipoEmbalagem": "CX",
"qtdVolumes": 6,
"peso": 42.650,
"volume": 4.2,
"pesoCubado": 150.00,
"valorMercadoria": 9945.06,
"modalidadePagamento": 1,
"unidade": {
"sigla": "MTZ"
}
}

Tipo

Código que identifica o tipo de documento que está sendo enviado. Pode ter os seguintes valores:

1 = Nota Fiscal
2 = Pedido
5 = Ordem de Coleta
6 = Solicitação de Transporte
10 = Declaração
11 = Documento de Importação
12 = DTA
9 = Outros

Emitente

Contém todos os dados necessários para o cadastramento do emitente do documento. Porém, caso tenha-se certeza de que o emitente já estará cadastrado no sistema, os detalhes podem ser emitidos, enviando apenas o atributo cpfCnpj.

Destinatário

Tem o mesmo formato do emitente, e da mesma forma pode ser enviado completo, caso deseje que o destinatário seja cadastrado automaticamente se não existir, ou apenas o seu cpfCnpj.

Série / Número / Emissão / Referência

Número e data de emissão do pedido (ou outro tipo de documento). Caso informado, o número de referência serve para associar o pedido à nota fiscal. Informando-se o mesmo número na tag xPed da NFe fará com que o sistema associe a nota fiscal e o pedido à mesma Ordem de Transporte.

Dados dos produtos

São os dados "preliminares" dos produtos a serem transportados, e só serão utilizados pelo sistema até que os dados "definitivos" sejam informados com a nota fiscal.

  • Tipo de mercadoria

  • Tipo da embalagem

  • Quantidade de volumes

  • Peso

  • Volume (em m3)

  • Peso cubado

  • Valor dos produtos

Modalidade de pagamento do frete

Código que identifica se o frete será CIF (1) ou FOB (2).

Unidade

Indica a qual unidade da empresa o pedido / Ordem de Transporte deve ser atribuído.

Retorno do serviço

O serviço irá retornar um JSON com todos os detalhes do pedido que foi importado. Você não precisa se preocupar com isso, a menos que deseje recuperar algum dado específico (por exemplo, você pode querer recuperar o ID da Ordem de Transporte que foi gerada no GL, para efetuar alguma outra integração posteriormente).

Abaixo um exemplo do retorno esperado:

{
"documento": {...},
"ot": {
"id": ...,
...
},
"descricaoDocumento": "Pedido Nr. ..."
}

O único ponto que sua aplicação deve obrigatoriamente tratar é o código de retorno do processamento, que deve ser sempre 200 (OK). Qualquer valor diferente desse indica que houve um erro no processamento.

Passo 4. Confirmando que o pedido foi importado

Após executado o serviço acima, o pedido que você enviou já estará imediatamente disponível no GL. Você pode confirmar isso acessando o sistema, na página Operações -> Ordens. O pedido enviado deve ser exibido na lista (desde que atenda os filtros informados na página), e ali você poderá conferir todos os detalhes enviados.

Obtendo ajuda

Como dissemos no princípio, este não é um dos procedimentos dos mais fáceis 😬 .

Mas não se deixe intimidar! Com um pouco de paciência, e depois de entendidos os conceitos, não temos dúvidas que você terá sucesso 🥷, e o resultado vai valer a pena.

E lembre-se: Nosso time está à disposição para ajudá-lo a superar qualquer dificuldade, basta nos contatar no e-mail suporte@tecnovia.com.br.

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