Ir para conteúdo principal
O que é um EDI

Aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre EDI, inclusive sobre os layouts que utilizamos.

Jefferson Silva avatar
Escrito por Jefferson Silva
Atualizado há mais de uma semana

O EDI — Intercâmbio Eletrônico de Dados, é uma tecnologia que objetiva padronizar e otimizar a comunicação entre sistemas de informação, sem importar a forma que foram desenvolvidos.

A troca de informações se torna viável, quando as empresas, embarcador e transportadora seguem um padrão denominado "layout EDI".

Não há nada de complicado nele, trata-se de um manual que orienta como os arquivos serão transmitidos e gerados, e claro, deve ser analisado por um profissional de tecnologia.

Para que serve o EDI?

Esses arquivos servem para automatizar a troca de informações entre a transportadora e o embarcador, na prática, a transportadora não precisa colocar as informações manualmente na plataforma Gestor Logístico.

Quais são os tipos de layouts EDI que devem ser desenvolvidos

O primeiro ponto importante a ser considerado, é que a transportadora precisa ter um sistema para conseguir gerar os arquivos que serão descritos abaixo, basta baixar layout respondente e enviar para o desenvolvedor do sistema.

1) Nome do arquivo: CONEMB

Tipo de documento: Conhecimentos de transporte

Basicamente contém as informações referente aos conhecimentos ou minutas emitidos pela transportadora.

Neste caso em particular, existe uma observação importante, normalmente recebemos os arquivos XML dos conhecimentos emitidos pela transportadora e nesse caso, não necessita do CONEMB, em caso de dúvida, entre em contato com nosso suporte pelo canal suporte@tecnovia.com.br.

2) Nome do arquivo: OCOREN

Ocorrência de entregas

Neste caso, basicamente a transportadora envia informações sobre as entregas, algumas informando que a entrega foi baixada, outras dizendo que houve um problema, no layout existe uma descrição dessas informações, o desenvolvedor do sistema entenderá.

3) Documento de cobrança

Nome do arquivo: DOCCOB

Neste arquivo, a transportadora manda a fatura com todos os conhecimentos que estão sendo cobrados.

Depois que os arquivos forem desenvolvidos, o que deve fazer?

Agora é o momento de enviar os arquivos para a Gestor Logístico, isso pode ser feito manualmente ou automaticamente.

A melhor saída será sempre a automática, temos a opção de receber por SFTP , API ou e-mail, a transportadora deverá consultar seu profissional de TI para ver a melhor opção, caso tenha dúvidas, é só falar com nosso atendimento suporte@tecnovia.com.br .

O que fazer se a transportadora não tiver como desenvolver ?

Existe a opção de executar a importação das informações manualmente, para isso, consulte :

Isto respondeu à sua pergunta?